quarta-feira, 4 de junho de 2014

Campanha Salarial SERPRO



O Sindicato dos Empregados em Tecnologias da Informação do Estado do Pará - o SINDPD-PA, entidade responsável pela representação legal dos trabalhadores na área de informática em âmbito estadual, informa depois de mais de 60 dias do protocolo da Pauta de Reivindicações 2014/2015, o Serpro respondeu a solicitação da proposta de reajuste salarial na qual havia rejeitado todas as cláusulas novas, que significam avanços para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015. Até agora, o único movimento da empresa em favor dos/as trabalhadores foi de propor renovação do ACT vigente.

A presidente do Sindpdpa, Débora Sirotheau esteve na sede da Fenadados em Brasília (DF) dia  (30/5), com a Coordenação Nacional de Campanha Salarial dos (as) Trabalhadores (as) do Serpro na 3ª Mesa de Negociação do ACT 2014/2015  para definir o Acordo Coletivo de Trabalho que definiu a Campanha Salarial 2014/2015.

No Pará, na sede regional do Serpro, os trabalhadores (as), conforme deliberação da Assembleia dos empregados realizada no dia 27 de maio de 2014,  foi aprovada PARALISAÇÃO TOTAL DOS TRABALHADORES (AS) no dia 30 de maio, como forma de demonstrar a insatisfação de toda categoria em face da ausência de negociações e negativa da empresa em apresentar uma proposta que possa garantir o  atendimento das reivindicações dos empregados, além do reajuste salarial e demais cláusulas econômicas constantes da Proposta de ACT apresentado à empresa.










Considerando o Art. 3º, Parágrafo Único da Lei n.º 7783/89, a qual dispõe que:
Art. 3º Frustrada a negociação ou verificada a impossibilidade de recursos via arbitral, é facultada a cessação coletiva do trabalho.
Parágrafo único. A entidade patronal correspondente ou os empregadores diretamente interessados serão notificados, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, da paralisação.
Nesse sentido, cumprindo as exigências legais aplicáveis à espécie,
vimos pelo presente comunicado dar ciência da referida deliberação de paralisação.


E ontem, na Assembleia Geral dos Trabalhadores (as) no Serpro conforme deliberação do comando dos Sindicatos, e Fenadados, foi decidido fazer Greve de 24 horas, no dia 6/6/2014. O SINDPDPA E os Trabalhadores (as) do SERPRO não vão aceitar e nem ficar calados diante da omissão e do silêncio da empresa!!!!




Depois da pressão da Fenadados, o Serpro apresentou, nesta quinta-feira (5/6), reajuste linear de 6,28% (IPCA) para todas as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo 2014/2015. Esta foi a 5ª mesa da campanha salarial deste ano e foi realizada na sede da Fenadados, em Brasília.

Baixe a ata da 4ª mesa do Serpro.

A proposta econômica da empresa está longe do reivindicado. Os/as trabalhadores/as pediram 7,05% (ICV-Dieese) de aumento e ganho real de 5,03%, baseado no crescimento do setor brasileiro de TIC no período.

Além do índice de reajuste, a empresa deu resposta para as cláusulas que tratam das licenças amamentação, paternidade, nojo e prêmio. As trabalhadoras com filhos em fase de amamentação poderão usar de uma única vez as duas horas diárias para ir em casa alimentar seu filho. Atualmente, elas já têm estas duas horas, mas só podem tirar 1h pela manhã e 1h pela tarde. Esta divisão dificulta o uso do benefício por aquelas que moram longe da empresa.

O Serpro aceitou a inclusão de enteados na cláusula que trata da Licença Nojo.  Já em relação à Licença Prêmio, o/a trabalhador/a poderá parcelar a licença em três vezes com no mínimo de 10 dias para da cada vez.

Preliminares

A representação dos/as trabalhadores/as solicitou esclarecimentos à respeito da disponibilização de rede wireless para os/as trabalhadores/as acessarem seus e-mails pessoais, redes sociais etc., conforme divulgado recentemente no veículo de comunicação interno "Primeira Leitura" no dia 8 de abril de 2014.

Também fez questionamentos sobre a jornada de trabalho durante a Copa do Mundo 2014, que começa no próximo dia 12, e pediu mais detalhes sobre a devolução de pessoal interno que estava lotado na Receita Federal.

Mobilização

Amanhã (6/6), vários estados realizam mobilização. Diante do atual quadro da Campanha 2014/2015, é fundamental que todos/as trabalhadores/as mostrem à empresa sua insatisfação. Mobilize-se, pois juntos seremos fortes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário